-
Arquitetos: Papundekl Architects
- Área: 909 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Alex Shoots Buildings
Descrição enviada pela equipe de projeto. O autor do conjunto único de casas residenciais em Vinohrady, Praga, datado de 1925, é o arquiteto Rudolf Kvech. As casas foram feitas após a construção do Instituto Estadual de Saúde e forneciam lares para seus funcionários. Devido às qualidades atemporais do projeto original, mantemos o volume básico e disposição, incluindo o seu uso - habitação. Sua característica distintiva é a divisão em três partes básicas - uma base de alvenaria de tijolos com porões, uma parte rebocada com apartamentos e uma cobertura alta feita com telhas de barro.
No âmbito da reconstrução, propomos estender a parte inferior - a base da casa - para leste, em direção ao jardim. Graças a essa extensão, obtemos dois novos apartamentos, na cobertura dos quais, com extensa vegetação, foi criado um terraço generoso para os apartamentos acima. A extensão segue a base de tijolos existente com o mesmo material, tornando-se assim uma parte integrante da edificação. Respeitamos a arquitetura original, adicionando uma camada contemporânea que se integra naturalmente a ela. Isso se manifesta, por exemplo, na forma do envidraçamento sem moldura em substituição a novas aberturas ou janelas arqueadas em escadas.
A edificação possui várias tecnologias contemporâneas, como aquecimento de piso ou resfriamento de teto. Os novos apartamentos na extensão estão abertos para seus jardins frontais através de grandes planos envidraçados. Os apartamentos originais no térreo e no primeiro andar passaram por modificações de layout, que incluem, em particular, a possibilidade de uma conexão generosa entre o espaço de estar e o quarto. Os seis apartamentos são destinados a aluguel e, portanto, estão equipados com móveis embutidos.
O sótão abriga um grande apartamento duplex para o proprietário da edificação, que é caracterizado pela presença das estruturas originais de treliça de madeira, expostas ao máximo graças ao uso de isolamento acima do telhado e ao piso de compensado. Os interiores dos apartamentos são finalizados em tons neutros de cinza, em contraste sutil com compensado de bétula e detalhes em aço inoxidável.
Uma edícula no jardim é posicionada na fronteira oeste do terreno, de acordo com o urbanismo regular do bairro circundante. É um volume de um só piso feito de alvenaria complementado por pilares e vigas de madeira. Assim, a alvenaria de tijolos se torna uma característica de todo o projeto, tornando as casas, a extensão e o pavilhão do jardim uma única unidade. Este pavilhão abriga uma sauna e uma sala de exercícios para os moradores, ao mesmo tempo em que protege a propriedade do ruído da rua adjacente. O espaço tranquilo da sala de exercícios é ritmado pela estrutura de madeira e se abre para o jardim através de uma parede de vidro.